Câmeras do sistema já foram roubadas e as ilhas inteligentes estão sendo usados como mocô.
A Prefeitura de Rolim de Moura (a 483 km de Porto Velho RO) iniciou a implantação do Projeto Cidade Inteligente, uma iniciativa inovadora que promete transformar a cidade em um ambiente mais seguro, conectado e acessível.
Entre as primeiras ações do projeto, estão a instalação de 59 câmeras de videomonitoramento, sendo 44 delas com tecnologia de inteligência artificial, e a construção das Ilhas Digitais – espaços públicos equipados com infraestrutura de tecnologia da informação (TI), que oferecerão internet gratuita, energia elétrica e outros recursos digitais para a população.
O Projeto Cidade Inteligente é uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Rolim de Moura e o Instituto Federal de Rondônia (IFRO), viabilizado por meio de uma emenda parlamentar do senador Confúcio Moura.
A proposta engloba diversas iniciativas tecnológicas voltadas para melhorar o bem-estar, a segurança pública e os serviços nas áreas de saúde, educação, empreendedorismo e inovação.
Além das Ilhas Digitais e das câmeras de videomonitoramento, o projeto prevê:
– Criação do Centro de Controle e Monitoramento na sede da Polícia Militar.
– Modernização tecnológica, com a aquisição de 60 desktops para atender às novas demandas.
– Geoprocessamento e preservação ambiental, utilizando drones e tecnologia RTK para mapear o território urbano e monitorar áreas de preservação.
– Parceria com o IFRO para desenvolver soluções nas áreas de saúde e educação.
– Infraestrutura de processamento de dados, com a instalação de um novo Centro de Processamento de Dados (CPD), aumentando a segurança e eficiência do sistema.
Depredação
Sim, há relatos de depredação das casinhas do projeto “cidade inteligente” em Rolim de Moura, Rondônia.
Essas casinhas, que fazem parte de um projeto de inovação com investimento de R$ 10 milhões, estão sendo alvo de vandalismo.
O projeto visa aprimorar serviços públicos por meio da tecnologia e inclui a instalação de ilhas digitais com internet gratuita e quiosques com tomadas, além de videomonitoramento.
O vandalismo, além de prejudicar a infraestrutura, pode atrasar o desenvolvimento do projeto e afetar a qualidade dos serviços oferecidos à população.
Vandalismo
O que não estava previsto no projeto era o vandalismo nas casinhas inteligentes, que se tornou um problema real e, precisa ser combatido para garantir o sucesso do projeto e o bem-estar da população.
A Prefeitura de Rolim de Moura e as forças de segurança devem buscar medidas para proteger o patrimônio público e agir rápido para identificar e punir os responsáveis, além de conscientizar a população sobre a importância do projeto e a necessidade de preservar o patrimônio público também será fundamental para evitar novos casos de depredação.